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sábado, 30 de abril de 2011

Pesquisa da Provar " A importancia Merchandising"

PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a Felisoni Consultores Associados, anuncia os resultados da pesquisa “Promoções: a importância do merchandising na comercialização de vestuário e calçados para o público de baixa renda”. Em amostra com 400 pessoas constatou-se que 60,3% do total de entrevistados responderam com compras às exposições de produtos no interior da loja: balcão, prateleira ou de alguma forma de apresentação com os produtos suspensos (pendurados). Esse resultado é verificado principalmente pela maioria de compradores alocados na classe C, que representam 85% do universo de entrevistados.

Como geralmente as decisões de consumo são tomadas no ponto de venda, foi estudada a influência do merchandising nas decisões de consumo da baixa renda, especificamente no segmento de vestuário e calçados. Por razões de representatividade, quatro sub-distritos do município de São Paulo foram escolhidos para se realizar o levantamento: Santo Amaro, Lapa, Penha e Tucuruvi.

Do total da amostra, 85% dos entrevistados desses bairros pertencem à classe C e 15% à classe D, sendo que 56% possuem baixa escolaridade. A grande maioria eram mulheres, 71%, divididas em 62% da classe C e 9% da classe D. Os homens representaram 29% da amostra, 23% da classe C e 6% da classe D.

Para 48,8% dos entrevistados, a motivação principal para estar no bairro era realmente realizar suas compras. Comportamento observado em ambas as classes sociais em questão. Enquanto que 62,5% dos entrevistados afirmam ter comprado porque precisavam dos produtos, 35,3% alegaram ter aproveitado uma oferta e 7,3% foram influenciados pelo produto exposto.

Quanto à motivação da escolha por determinada loja, 61% dos entrevistados foram atraídos pela existência de ofertas, enquanto 28,5% optaram por fidelidade à loja. Ao contrário do que muitos imaginam, o comportamento insistente dos vendedores foi apontado como o principal inibidor das compras principalmente para o sexo masculino.

“A escolha por uma mercadoria sofre forte influência pelo modo que a mesma está exposta. Do total de entrevistados, 66,8%, alegaram ter tomado conhecimento do produto adquirido circulando no interior da loja, 13% já conheciam o produto e 18,6% foram estimulados pela sua exposição na entrada do local ou na vitrine”, comenta o Prof. Claudio Felisoni, coordenador-geral do PROVAR.

Felisoni afirma que quase metade da amostra (42,6%) comprou estimulada pelas ações de merchandising. “Concluímos que as ações de marketing nos pontos de venda são muito importantes para as atividades comerciais”, finaliza.

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