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terça-feira, 3 de maio de 2011

10 dicas MERCHANDISING

10 DICAS
1 Cartazes de lançamento ou promoção têm perecividade de sete a 15 dias, dependendo do ­ fluxo de clientes e do giro do produto. Devem informar marca, categoria, características do produto e preço.
2 Para comunicar cross merchandising, a mídia deve ensinar o cliente a tirar melhor proveito dos produtos. Uma alternativa é divulgar receitas culinárias (macarronada com atum) ou propor um consumo inusitado (sorvete regado com uísque).
3 Usar os cartazes para explicar qual vinho combina melhor com determinada carne ou peixe ou como harmonizar queijos e vinhos, exemplo da rede mineira Super Nosso, é uma maneira de gerar mais compras e de atrair clientela com maior poder aquisitivo.
Nas lojas dirigidas às classes A e B, pode-se também “recriar” cada seção. Na área de FLV, convém expor cartazetes do tipo feira livre. Na padaria, vale a pena alocar cartazes em letra cursiva (escritos à mão), para lembrar o atendimento personalizado (o mesmo no açougue)
Usar pequenos cartazes para divulgar os benefícios de certos alimentos para a saúde é outro recurso interessante. Tente algo como “Salmão é fonte de ômega 3” ou ainda “Uma taça de vinho por dia faz bem à saúde” Outra ideia é oferecer opções de consumo. Exemplo: brócolis enriquece a macarronada. Manga vai bem em saladas.
6 Os cartazes podem divulgar serviços especiais, como oferecer carne grelhada na hora, outra prática da rede Super Nosso. Além de incentivar o consumo, mostra ao cliente que a loja procura garantir o melhor atendimento. Não se esqueça ainda de divulgar ações sociais e sustentáveis, como reciclagem seletiva e apoio a instituições de caridade
Também para o público de alto poder aquisitivo, abuse de palavras como “lançamento”, “único”, “marcas premium” e “gourmet”. Elas chamam a atenção, pois criam a sensação de exclusividade.
8 Criar cartazes chamando a atenção para as novidades é sempre uma maneira de divulgar produtos e elevar as vendas.
Nas lojas voltadas às classes D e E, a linguagem tem de ser simples e as ofertas precisam criar a percepção de oportunidade. “Se o cliente não lembra quanto paga por determinado item, não consegue mensurar a vantagem. Por isso, em vez de comunicar 30% de desconto, opte por ‘preço cai de R$ 100 para R$ 70’ ”, explica Renato Meirelles, do Data Popular, instituto de pesquisa especializado em baixa renda. As palavras que ajudam a passar essas ideias são: “preço”, “imperdível”, “oportunidade” e “promoção”.
10 Por último, cartazes de aviso devem destacar as palavras sobre as quais se deseja chamar a atenção. E eles devem ser expostos em locais de alto tráfego e boa visibilidade. Nada muito alto, já que as pessoas não caminham olhando para cima.
FONTE: SM – Janeiro/2010

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