MENU

sábado, 7 de maio de 2011

Lucro adicional no checkstand

Existe, no seu supermercado, um espaço em que os produtos são vistos por todos os clientes. Bem trabalhado, esse local ajuda a aumentar o ticket médio e a rentabilidade de toda a loja. Estamos falando da área próxima aos checkouts, chamada de checkstand. Há dez anos, só ficavam lá os produtos com grande incidência de furtos. Hoje, esse setor da loja ganhou importância estratégica.
“Alguns itens vendidos nos checkouts oferecem margens até 50% superiores aos produtos em gôndola”, afirma Mauricio Pombo, gerente nacional de bomboniére do Grupo Pão de Açúcar. Segundo ele, esses itens já representam 2% a 3% do faturamento da companhia, dona das bandeiras Extra, Pão de Açúcar, Comprebem, Sendas e Assai. “Tudo isso em vendas adicionais, já que os clientes não deixam de comprar nada da loja e ainda levam algo mais quando chegam ao caixa”, completa o gerente.
O primeiro passo para gerenciar bem a área de checkouts é tratá-la como um espaço nobre. Thiago Burguers, consultor de mercado da Integration, lembra que os clientes passam cerca de 15% do tempo de compra na fila do caixa. Nesse momento, diferente do que ocorre nas outras seções, a atenção está totalmente voltada para os itens expostos no entorno. Todos que compram algo passam por lá e, destes, cerca de 40% interagem com os produtos, ou seja, olham, pegam na mão, conferem preços etc. Estima-se que a metade acabe por incluir mais algum produto na compra.
Além de aumentar as vendas e a rentabilidade, Burguers lembra que um bom trabalho na área dos caixas também resolve o problema da organização dos itens de pequeno porte e auxilia na redução de furtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário