Depois dos conservadores e dos metrossexuais, agora chegou a vez dos neossexuais, uma categoria intermediária destes dois estilos. Para quem ainda não conhece, neossexual é aquele homem com valores de masculinidade, mas sem perder a sensibilidade. O homem deste século percebeu que não é preciso deixar de ser másculo e ter atitude para poder se cuidar. Pensando nisso, a indústria cosmética desenvolve cada vez mais produtos específicos para esta categoria. E não bastam apenas desodorantes e loções após barba. Nas prateleiras de supermercados, farmácias e lojas de cosméticos é possível encontrar produtos para cuidados da pele masculina, cabelos e até para higiene íntima.
O mercado teve um crescimento expressivo. Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), nos últimos cinco anos acumulou aumento de 93%, atingindo um faturamento de cerca de R$ 1,94 bilhão em 2007. O Brasil ocupa hoje a segunda posição no mercado mundial de cosméticos masculinos. Perfumes e colônias ainda são os segmentos preferidos pelos consumidores, mas nota-se um avanço crescente dos produtos para o cabelo e dos cremes hidratantes.
“Esta alta demonstra que o homem está pondo de lado alguns conceitos antigos e incorporando o uso de perfumes e cosméticos ao seu modo de vida, associando inclusive a boa aparência e os cuidados com a higiene corporal como fator determinante para o sucesso profissional", afirma João Carlos Basilio da Silva, presidente da Abihpec. Há cerca de dez anos, um a cada 100 homens brasileiros usava algum tipo de cosmético para retardar o envelhecimento. Atualmente, esse número mudou para um a cada quinze.
Produtos exclusivos para eles - Do lado dos fabricantes, há diversas novidades e, confirmando as tendências do aquecimento, muitas empresas trabalham com cosméticos parao sexo masculino, algumas investindo em produtos até recentemente considerados exclusivos para o público feminino. A Avon tem a Linha Men Avon, exclusiva para ocuidadoda pele masculina. Segundo a empresa, essa linha é composta de produtos que cuidam da pele do homem durante e após o barbear. O destaque é o Gel Especial Para Barbear Não Espumógeno. Com fórmula transparente, facilita a visualização dos pelos e permite um barbear rápido e eficiente, com ação hidratante e refrescante. O que fica é a sensação de pele macia e bem cuidada.
A Axe, marca da multinacional Unilever, está investindo R$ 11 milhões no lançamento de Axe Instinct, desodorante com fragrância de couro, tendência mundial em perfumaria que traz uma aposta em antigos valores de masculinidade. “Nosso objetivo é oferecer aos consumidores uma fragrância que traga o elemento natural, representante dessa nova masculinidade. O couro representa bem isso, tem acompanhado a virilidade ao longo do tempo”, diz Elisabete Lemos, gerente de marketing de Axe.
O Boticário é outra empresa que investe no segmento masculino. A companhia lança a linha O Boticário Men, com produtos para atender às necessidades diárias do ritual de beleza dos homens. Os itens foram desenvolvidos com tecnologia de ponta e com textura, fragrância, embalagens e ingredientes elaborados especificamente para eles. Os formatos dos produtos da nova linha foram criados para atender aos desejos e costumes dos homens. Por exemplo: O corretivo é em forma de caneta para facilitar a aplicação. Para tornar o banho agradável e também prático, foi criado o Shower Gel, que pode ser usado nos cabelos e corpo e que contribui para o brilho dos fios e também deixa a pele hidratada e perfumada. Um dos principais produtos da linha é O Boticário Men NanoCombat Anti-Sinais. A fórmula nano-estruturada proporciona a “liberação direcionada” dos ativos e permite que os elementos da fórmula sejam levados à camada ideal da pele.
A Ecologie lançou a linha Ecologie Homem, composta por cosméticos à base de ativos naturais, com itens de tratamento com conceitos fitocosméticos e talassocosméticos. Shampoo e Condicionador Normais Complexo de Algas Fórmula Suave, limpam e proporcionam brilho aos cabelos. Outro lançamento é o Gel Forte Fixação Complexo de Algas, que permite esculpir e definir mechas e penteados com efeito de brilho molhado.
Com embalagem tubular e moderna, a linha masculina da Phytoderm atende a uma das maiores exigências do público masculino: a praticidade. “Os homens buscam comodidade desde a hora da compra até o momento em que utilizarão o produto. Por isso, desenvolvemos a linha pensando em oferecer bem-estar do começo ao fim”, afirma Ana Eliza Pavão, gerente de marketing da Phytoderm.
A AlfaParf Milano, divisão de prestígio da AlfaParf Group, criou uma linha de tratamento específica para problemas no couro cabeludo: a Hair Power. Empregando a nanotecnologia na formulação de produtos, a linha age profundamente nas causas da caspa, seborréia e queda de cabelos. As nano esferas penetram no coração do folículo capilar proporcionando um tratamento mais profundo. Além disso, as partículas agem como integradores celulares, recarregando as células ao mesmo tempo em que equilibram as condições do couro capilar. Isso porque cerca de 60% dos homens apresentam esta anomalia.
Fundada em 2006, a Lyor Cosméticos comercializa produtos de perfumaria e cosméticos através do canal de vendas porta-a-porta. Sua linha masculina abrange principalmente o setor de perfumes, mas a empresa já tem em seu portfólio lançamentos como produtos para cabelos e cremes hidratantes. “O segmento masculino é um público potencial para a indústria de beleza, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Eles procuram praticidade e eficiência, já que os cuidados com a aparência e higiene são fatores determinantes para o sucesso profissional, diz Adriana Paes, gerente de marketing. “As fragrâncias ainda são os produtos preferidos pelos homens, mas há um avanço crescente dos produtos para o cabelo e dos cremes hidratantes”.
Também ligada nas tendências mundiais, a Neutrox, referência no mercado de cosméticos, criou a linha Neutrox Homem 0% Sal, composta por shampoo e condicionador com fragrância e embalagens masculinas. Voltados para o público do mercado de massa, os produtos possuem fórmula reforçada pelo ativo tecnológico Z Force, que dá força e vitalidade aos fios.
A gerente de Marketing para Mercados de Massa da Bertin Higiene e Beleza, detentora das marcas Neutrox e Ox, Lucia Rolla, conta que o público masculino é bem mais focado que as mulheres: “O homem brasileiro ainda não se sente totalmente à vontade com tanta diversificação das marcas, pois ele é bem mais prático e objetivo, procura por produto de rápida identificação e que tenha identidade masculina, tanto nas cores quanto no layout. Por isso, criamos um produto que passa força e masculinidade na fragrância e nas embalagens.”
Atenta às necessidades dos homens brasileiros e, principalmente, daqueles que sofrem com a pele oleosa, a Nivea apresenta a primeira linha de produtos exclusiva para o tratamento da pele oleosa: Nivea For Men Controle do Brilho, cuja fórmula é composta por extrato de algas marinhas, ingrediente natural que desempenha um papel importante no equilíbrio do nível de hidratação da pele. Formada por gel para barbear, gel de limpeza e hidratante facial na forma de gel creme, a linha remove as impurezas e o excesso de oleosidade da pele, deixando-a macia, hidratada e livre do temido brilho nas regiões da testa, nariz e queixo. Outra novidade é a loção após barba, que combina o poder refrescante da menta com a ação hidratante da Vitamina E.
Nichos de mercado - Seguindo a tendência de investir em mercados segmentados, a Nivea lançou o primeiro item da marca desenvolvido especialmente para quem vive em intensa atividade: Nivea Deodorant Sport. O desodorante oferece proteção 24 horas contra a transpiração, além de fragrância refrescante e revitalizante. De acordo com estudos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Beiersdorf, na Alemanha, os homens manifestam preocupação excessiva com a transpiração durante a prática de atividades esportivas, quando o corpo está sujeito a maior esforço físico. Por essa razão, eles são mais exigentes em relação à performance dos desodorantes e querem produtos que proporcionem conforto e segurança em momentos extremos. Entre os atributos valorizados, a fragrância exerce papel importante, principalmente as acentuadas. A fabricante afirma que Nivea Deodorant Sport possui notas marcantes e revigorantes, essencialmente masculinas. O produto conta ainda com a presença do complexo mineral, ingrediente responsável pelo cuidado intensivo das axilas e proteção altamente eficaz antes, durante e após a prática de atividades físicas. Indicado para todos os tipos de pele, o produto está disponível na versão aerosol, embalagem muito apreciada pelo público masculino devido à praticidade no momento da aplicação.
Desde 2005 investindo neste segmento, a OX é outra empresa que aposta no segmento de homens esportistas. A empresa lançou recentemente sua primeira linha de cosméticos para este público: a linha OX Men Sport, composta pelos produtos Shower 3 em 1 (Shampoo, Shower e Shave), Talco Líquido Desodorante e o Óleo Gel para Massagem. Os produtos são ricos em extratos de Gingko Biloba, considerado um forte antioxidante capaz de aumentar a irrigação dos tecidos e melhorar sua oxigenação; Erva Mate, que refresca e tonifica o sistema muscular e Café Verde, que possui propriedades regenerativas e hidratantes. Outro diferencial são suas embalagens em formatos anatômicos e com cores inovadoras para a linha cosmética. “O mercado está em franca expansão. Há muito tempo o homem percebeu que cuidar do corpo e da aparência é essencial para o bem-estar, deixando de ser um privilégio apenas das mulheres. Identificamos em nossas pesquisas que os homens buscam produtos específicos para suas necessidades, principalmente o homem esportista”, diz Isabela Arrochellas, Gerente de Marketing da OX. “Eles procuram por praticidade. Por isso, os produtos mais básicos, voltados à higiene pessoal ainda são os preferidos, como shampoos, desodorantes, produtos para barbear, perfumes e gel para cabelos. Eles também buscam por produtos multifuncionais e de fácil e rápida aplicação, pois não têm disposição para ficar esperando por alguns instantes até que o produto aja, além disso, esperam resultados mais imediatos. Por isso, os produtos têm que ser desenvolvidos para atender estas expectativas”, explica a executiva.
Uma das grandes novidades do setor veio da Racco. O sabonete para higiene masculina Íntimos Leandro foi criado especialmente para o sexo masculino. Seu resultado é eficaz e duradouro, além de não irritar essa área tão sensível do corpo e produzir uma ação refrescante. Sua fragrância é a mesma da deo colônia masculina Leandro, fougère oriental. Segundo o fabricante, o produto é recomendado por urologistas, pois diminui sensivelmente a irritabilidade da mucosa peniana. Composto por óleos essenciais, com ação bactericida e energizante, garante estimular a renovação celular, auxiliando na reparação de ferimentos. “A Racco está sempre atenta ao mercado e possui produtos específicos para a pele masculina. Na linha Leandro, o Sabonete Íntimos é um grande destaque por ter sido o primeiro produto nesta categoria lançado no Brasil”, afirma Flávia de Almeida, coordenadora de produto da Racco.
Outro fabricante que investe no público masculino é a Biocolor, com a linha Biocolor Homem, que realça a cor natural dos cabelos, suavizando os fios brancos. Também pode ser usado para tonalizar barba e bigode. Seu público alvo são homens de mais de trinta anos, classes A/B/C, que já começam a ficar grisalhos ou que já estão brancos, que querem se sentir mais novos, mas não desejam “chocar” com a transformação.
Preocupada com a natureza e o meio ambiente, a Surya Brasil aposta suas fichas num lançamento diferenciado: Sapien Men, a primeira linha brasileira de cosméticos orgânicos para homens com certificação Ecocert – uma das líderes mundiais na certificação de cosméticos ecológicos e orgânicos. Composta por shampoo e condicionador (2 em 1), shower gel, gel para barbear, esfoliante facial, hidratante pós barba e gel modelador para cabelos, a linha possui formulação 100% vegetal com ingredientes naturais da Floresta Amazônica. Não contém corantes artificiais, fragrâncias sintéticas, parabenos, substâncias derivadas do petróleo e do Lauril Sulfato de Sódio, oferecendo cuidado natural para a pele e os cabelos. Também é isenta de ingredientes de origem animal e os produtos não foram testados em animais, confirmado pelo selo “Vegan”, da organização sem fins lucrativos “Vegan Action”, entidade dedicada à proteção aos animais, ao meio ambiente e à saúde humana através do estilo de vida vegetariano. “A Surya Brasil já atinge consumidores de orgânicos em outros países, então já tínhamos as condições para criar um produto específico para o homem que consome produtos orgânicos. Lançar essa linha também no Brasil é conseqüência natural desse trabalho”, afirma Fernanda Teles, gerente de marketing da companhia.
Mas a Surya Brasil tem outras motivações além de ampliar vendas. “Muitos produtos masculinos são escolhidos ainda pelas mulheres. Queremos que o próprio homem escolha a Sapien Men pelas qualidades que oferece. Trata-se da primeira linha masculina de cosméticos orgânicos no Brasil, livre de ingredientes agressivos, e elaborado com respeito pelo consumidor e pela preservação do meio ambiente, já que toda a cadeia de produção é ecologicamente sustentável. São diferenciais que nossos produtos oferecem e nossa intenção é que o consumidor homem também desperte para os cosméticos orgânicos e para a consciência ambiental relacionada a eles”.
A vez das matérias-primas - Na esteira do sucesso, chegam as matérias-primas especiais para o público masculino. Há 28 anos, a Makeni Chemicals atua como distribuidora e representante no Brasil de empresas internacionais como Basf, Cargill, Lyondell, Merck, Oxea e Shinetsu. “Ativos anti-inflamatórios e cicatrizantes são os mais utilizados nos cosméticos masculinos. A pele masculina exige cuidados específicos, pois os hormônios diferem dos femininos, alterando o tipo de suor, pele, entre outros”, explica Andréia Cano, gerente técnica-comercial da Makeni. Segundo ela, a grande tendência mundial são os ingredientes de fontes vegetais renováveis, como o óleo de girassol, Agri Pure 80, com alto teor de ácido oleico, ômega 9. Além disso, o ácido oleico é um ácido graxo essencial e pertence a uma classe de compostos orgânicos chamada de lipídeos, que são vitais na construção da membrana celular, pois protegem e fazem parte da barreira cutânea, evitando assim sua desidratação por perda de água transepidérmica. Hidratante, pode ainda ser utilizado como cicatrizante para peles sensíveis combatendo infecções. Auxilia na proteção e regeneração da pele em produtos solares devido aos danos causados pela exposição solar. Além disso, sua alta estabilidade, oxidação e poder de emoliência oferecem benefícios em formulações de desodorantes, reduzindo a pegajosidade e o efeito esbranquiçado deixado pelos ativos antiperspirantes. Outras matérias-primas importantes são o Bisabolol, um ativo extraído da camomila que confere melhor estabilidade à formulação e tem ação anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica; o D-Panthenol (ou Pró-Vitamina B5), um ingrediente ativo muito utilizado para o cuidado da pele, cabelo e unha; a Vitamina E, que tem papel fundamental na proteção das células e dos tecidos do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, gerados pelos processos naturais do corpo e pelo estresse ambiental.
A Clariant é outra empresa fornecedora de matérias-primas para produtos masculinos. Segundo Ana Maria Sandoval Reyes, coordenadora de vendas para Personal Care da Clariant, atualmente os homens buscam produtos que atendam mais rapidamente às suas expectativas como praticidade e imediata comunicação. “Estamos, inclusive, trabalhando na melhoria de nossas matérias-primas para atender cada vez melhor às exigências desse público. O homem que pratica esportes busca uma espécie de cosmético; o que pratica academia, outra espécie”, diz.
A casa de fragrâncias Drom Fragrances também está presente neste mercado. De acordo com Cristine Schmidt Bueno de Moraes, gerente de marketing e avaliação da Drom, o Brasil sempre foi um mercado mais tradicional, mas tem evoluído bastante devido às tendências vindas do exterior. “Antes, o que reinava eram as notas foigère, que são mais aromáticas e dão a sensação de virilidade. Agora estão em pauta as mais modernas como as notas frescas, que trazem a sensação de refrescância”, conta. “O público masculino está se permitindo se cuidar mais, ousar mais. É a chamada ‘homencipação’, ou a emancipação dos homens. E a tendência para o futuro é uma evolução ainda maior”.
Mercado em crescimento - A mudança de comportamento dos homens nos últimos tempos fez com que a procura por produtos específicos crescesse. A evolução da sociedade trouxe essa mudança ao comportamento masculino. O fato da mulher não estar mais tão presente do dia-a-dia da casa e o aumento no número de homens solteiros e separados foram alguns dos fatores que levaram a ala masculina a procurar cosméticos exclusivos. A exigência da sociedade por uma aparência melhor é outra causa do crescimento desse mercado. Antes o homem não tinha a necessidade de estar bonito, mas hoje, isso é uma cobrança social e por isso os homens são vaidosos sem nenhuma culpa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário