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domingo, 8 de maio de 2011

Promoção de Vendas

Sua loja deve estar muito bem organizada e preparada, porém, agora é o momento de manter os clientes atuais e conquistar novos clientes, agregando valor aos seus produtos e aumentando sua rentabilidade. É importante que todo estabelecimento possua estratégias de prospecção e fidelização dos clientes. A conquista e fidelização de novos clientes (além da manutenção dos clientes atuais) irá contribuir para o aumento dos resultados através do aumento da frequência de compras e propaganda boca a boca.

É engano acreditar que a Promoção de Vendas está limitada a um desconto de preço em determinado produto ou serviço. Na verdade, a Promoção de Vendas é um esforço mercadológico para promover o produto ou serviço disponível, com o intuito de causar uma diferenciação dos demais oferecidos no mercado e assim despertar o interesse dos clientes. Desta forma a promoção de vendas busca atrair os consumidores que estão dispostos a conhecer e experimentar outros produtos e serviços.

A Promoção de Vendas contribui para aumentar o volume de vendas ou faturamento, aumentar a participação de mercado, o conhecimento da marca, acelera as ações de desovar estoques, ajuda no aumento as vendas de produtos de curto prazo de validade e promove a experimentação de novos produtos ou serviços.

É importante se atentar em não cometer os erros que levam a prejudicar qualquer ação da Promoção de Vendas, como: mecânica complicada (mal explicada), excesso de exigências para participação, benefício pouco atrativo, duração muito longa, descontos pequenos demais, sorteios pouco confiáveis, falta de inovação ou criatividade na promoção, ausência de meios para o consumidor tirar dúvidas, desembolso muito alto, brinde ruim ou de má qualidade, dificuldade em encontrar o brinde (causando demora) e prêmio em desacordo com o prometido.

Para que uma Promoção de Vendas apresente o resultado desejado deve ser muito bem planejada e divulgada. É importante que a empresa utilize todos os materiais de merchandising possíveis, além de outros meios de mídia, como: Busdoor, Revista, Jornal, Outdoor entre outros.

Há várias ações de Promoção de Vendas que podem ser utilizadas por sua empresa onde cada um tem resultado específico para sua loja, cidade, público-alvo, etc. É importante ressaltar que campanhas promocionais que envolvam amostras, sorteios e vales brindes necessitam de autorização da Receita Federal, pois possuem legislação específica.

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