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segunda-feira, 13 de junho de 2011

Na cola da Sephora

Com a criação de uma marca própria de baixo custo, Marionnaud, gigante mundial de cosméticos, volta a crescer.

A Sephora que se cuide. A Marionnaud, segunda maior rede de cosméticos da França, tem se tornado nos últimos meses a preferida dos europeus. O seu segredo? Depois do lançamento de uma linha orgânica em 2008 e outra de produtos para banho em 2009, o grupo anuncia a chegada de sua marca própria de tratamento de beleza a baixo custo. Os preços vão de 3,90 a 15,90 euros. A estratégia englobou as 1,2 mil lojas da Marionnaud em 11 países. “O desenvolvimento de marcas próprias nos permite responder às expectativas que não são atendidas pelas grandes marcas tradicionais”, afirma Miek Vercouteren, diretor geral da empresa na França.
Reprodução
A Marionnaud foi comprada pela chinesa A.S. Watson Group em 2005, líder mundial do segmento de beleza, perfumaria e cosméticos. O grupo, criado em 1828, possui atualmente 8,3 mil lojas em 34 mercados pelo mundo. No total são 87 mil empregados que atendem semanalmente mais de 25 milhões de clientes. Na Europa, a Marionnaud está entre os líderes da distribuição de perfumes e cosméticos. Presente na França, Áustria, Suíça, Espanha, Itália, Portugal e nos países da Europa Central, no último ano fechou com um faturamento de 1,1 bilhão de euros.
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Sob a gestão da família Frydman, a Marionnaud mergulhou numa forte crise em 2005. Cerca de 700 empregados foram demitidos na época. Após ser comprada pelo grupo chinês, em 2007, a distribuidora adotou uma agressiva estratégia de marketing. Criou uma nova imagem das suas lojas e passou a focar no público masculino e juvenil. O último passo foi a criação de sua marca própria.
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A estratégia já rendeu bons frutos à francesa. As vendas da Marionnaud no final do ano dispararam, alavancadas pelos produtos de baixo custo. O grupo registrou um crescimento de 2% no seu faturamento entre o dia 22 novembro e 25 de dezembro, em comparação a 2009. Com a marca Only You, a comerciante vendeu nada menos do que 100 mil unidades nesse período. Resultado: as vendas de maquiagens aumentaram 6% no geral. Além disso, a empresa recebeu um prêmio de melhor atendimento ao consumidor na categoria cosméticos. A Marionnaud superou assim a marca Dr. Pierre Ricaud, vencedora do prêmio no ano passado

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