O comportamento dos integrantes da equipe faz toda a diferença quando se objetiva atingir as metas do departamento.
A principal peça do processo é o próprio gestor, que precisará desenvolver habilidades extras para liderá-los, no sentido de gerar interesse e interdependência no grupo.
Veja alguns erros comuns de equipes de trabalho e perceba se se aplica ao seu departamento. Quem sabe encontre a resposta para a baixa performance.
1 – Individualismo
Um, e apenas um membro com este tipo de atitude, desencadeia o distanciamento entre os demais membros da equipe, além de promover “panelinhas” e opiniões divergentes. Cria-se um clima de desconfiança generalizada. O sintoma do individualismo é o constante e persistente comentário de favorecimento de uns em detrimento de outros. A solução é promover integrações, inicialmente freqüentes, depois manter uma constância.
2 – Ostracismo
De novo, apenas um integrante praticante de jornada de trabalho reduzida, tanto no sentido literal como no sentido produtivo, promove um efeito dominó nas demais pessoas, gerando ociosidade nas pessoas e etapas seguintes. O sintoma é evidente; morosidade na execução de tarefas diárias, atrasos nos cronogramas de trabalho e baixa produtividade. A melhor solução é eliminar este indivíduo.
3 – Desinteresse em treinamento e aprimoramento
Programas de treinamento são necessários para manter as equipes atualizadas. O grande desafio das empresas é investir em programas que atendam às carências das equipes. Cada membro deveria não apenas participar ativamente, mas também manifestar suas carências, a fim de permitir investimentos precisos e retornáveis. Isso não ocorre, e não ocorre mesmo. Sintomaticamente o único “programa” pertinente é o de acomodação, tendo como reflexo, a estagnação quanto à penetração no mercado e a resultados. Uma das soluções possíveis é envolver os formadores de opinião nas decisões a respeito das atividades da equipe.
4 – Perfis antagônicos
O caminho mais curto para os resultados está na integração total da equipe, e oculto a isso, o perfil dos integrantes. O sintoma de uma equipe com vários perfis é a inibição do relacionamento interno, desestimulação do inter treinamento e dificuldade no cumprimento das cotas. A solução se resume em definir claramente o perfil do departamento e da equipe e só integrar quem estiver dentro dos requisitos.
5 – Falta de convívio
A equipe não tem nenhum tipo de envolvimento e se relaciona apenas no âmbito profissional nas dependências da empresa. Isto ocorre quando é exercido excesso de pressão pelas metas. Ao contrário do que se supõe o melhor remédio e desestressar em equipe promovendo algum tipo de atividade extra como um simples happy hour ou um churrasco.
6 – Participação nas ações uns dos outros
Questões de conflito interno ou competição entre membros da equipe promovem a omissão das ações individuais, anulando possíveis cooperações dos colegas. A falta de comunicação entre eles é o sintoma a ser observado e a reintegração da equipe é necessária.
7 – Desunião
Outro fator que bloqueia a exposição de idéias e sugestões para o melhor rendimento da equipe. O ditado “a união faz a forca” ganha sustentação no poder de barganha que se cria com a união dos membros. Mais uma vez, há falta de comunicação e conflitos internos e a solução é promover integrações.
8 – Ter no comando um “CHEFE” ao invés de um “LIDER”
Acrescente mais esta às várias diferenças conhecidas entre chefes e líderes. Enquanto o chefe não se envolve, o líder nada contra a correnteza para ajustar as diferenças entre seus liderados, procurando motivar e treinar, prestigiar e comemorar cada conquista.
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