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terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo o Ponto de Venda

Nos auto-serviços, as gôndolas (prateleiras) são os principais pontos de venda de um produto. O hábito de comprar em uma determinada loja  faz com  que o consumidor saiba, com o tempo, onde se encontram os diversos produtos.

Por essa razão, há uma tendência a procurá-los sempre nas gôndolas habituais, sendo pouco recomendável, portanto, o remanejamento constante de posições dos produtos nos ponto de venda.

Por isso, obter uma boa participação para as marcas nas gôndolas, é o primeiro passo para um trabalho de Merchandising bem sucedido.

A área nobre está localizada na metade superior das gôndolas dos supermercados e na parte superior das prateleiras (ou gôndolas) nas farmácias (ou nas lojas de conveniência). Isso porque as gôndolas de supermercados são maiores que das farmácias (e das lojas de conveniência), tornando-se o local de melhor visualização dos produtos pelos consumidores.
                                

Os produtos que estão nas prateleiras do meio para cima, são facilmente vistos e estão mais ao alcance das mãos do consumidor. A área nobre praticamente  coloca os olhos do consumidor no produto.

O espaço para cada produto dentro das gôndolas deve ter ligação direta com o seu giro de vendas, a não ser que se pretenda criar uma exposição de destaque, buscando um incremento de vendas dentro de um período determinado. É importante atentar para o espaço mínimo de cada produto, evitando exposições de produtos com uma única frente, como também produtos com várias frentes e com poucas unidades, o que ocasiona “furos” na arrumação. Nesse momento é necessário conhecermos algumas técnicas de exposições em gôndolas que podem ser utilizadas pelos promotores de vendas, tais como:



·         Verticalização:  é a exposição do produto de uma mesma marca de cima para baixo na gôndola. Esse tipo de exposição amplia o visual do produto, distribuindo-o em distintas áreas de importância na gôndola (mais  nobre ou  menos nobre).

·         Horizontalização: é a exposição dos produtos de uma mesma marca na gôndola , da esquerda para a direita , ou vice-versa . A  exposição horizontal concentra um produto  em uma determinada área de importância na gôndola .

·         Altura da exposição: a altura média do brasileiro hoje é aproximadamente 1,72 m. Nas farmácias (ou lojas de conveniência), as gôndolas são baixas, portanto a parte superior da  gôndola é a  que  permite  melhor visualização, e os produtos expostos ali têm melhor acesso aos consumidores. Por outro lado, nos supermercados, a prateleira nobre é segunda, de cima para baixo.

·         Participação (número de frentes): deve-se reservar sempre maior espaço na gôndola  para  os produtos que vendem mais. Uma vez  que a equipe de Promoção deve estar sempre  presente  nos pontos de venda, tenta-se  obter o maior número possível de frentes em exposição, otimizando-se ao máximo o tempo de permanência dos promotores na loja.

·         Agentes Impulsores: ao término da montagem de uma determinada exposição em gôndola, é aconselhável retirar algumas unidades do topo da exposição ou desarrumá-la um pouco. Isso dá a impressão de que alguns consumidores já compraram o produto. Uma exposição arrumada impecavelmente e geometricamente perfeita inibe a primeira compra e, por incrível que pareça, pode-se perder vendas por causa desse pequeno detalhe.

·         Rodar o estoque: ao reabastecer o ponto de vendas deve-se  colocar as embalagens novas atrás e as antigas na frente,  a fim de que elas vendam primeiro.



E por último, vale lembrar que os produtos devem ser expostos de forma que o rótulo - ou o lado que mais os identifique - esteja voltado para frente, pois isso provoca maior impacto visual e facilita sua identificação por parte dos consumidores.



               

                                 




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