1 Classifique e segmente a oferta de produtos de acordo com as características do público-alvo.
2 Identifique o comportamento dos consumidores, bem como sua dinâmica de compra na loja, de forma a escolher os espaços mais apropriados para a exposição das mercadorias.
3 Entenda os objetivos de cada marca no portfólio destinada para diferentes necessidades dos clientes.
4 Desenvolva um plano de comunicação de espaços dentro da loja para as mercadorias definidas a partir das necessidades dos clientes.
5 Defina o mix apropriado, de acordo com o tipo de consumidor-alvo. Para tanto, conhecer a região da loja é fundamental.
6 Fixe níveis de estoque adequados, garantindo a presença constante dos artigos que precisam ficar expostos. É essencial manter um controle de vendas diário e fazer revisões semanais do tíquete médio, para não haver a falta de artigos com giro alto.
Fonte: Wlamir Bello, consultor de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae - SP)
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