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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Planograma aumenta tíquete médio em 30%


Se o varejista lotar as gôndolas com produtos, acreditando que a oferta excessiva é que provocará vendas, certamente irá gerar efeito contrário e confundir o consumidor. Para evitar o problema, é necessário lançar mão de uma importante ferramenta de marketing: o planograma, que é a apresentação organizada e padronizada de produtos no ponto de venda, de forma a facilitar a decisão de compra dos consumidores. Ele beneficia as lojas porque a melhor organização das gôndolas e prateleiras e dos produtos expostos possibilita aos compradores escolher a sua marca ou produto preferido sem dificuldades.

"O planograma é feito para que o consumidor encontre mais facilmente a mercadoria que procura no autosserviço e para colocar alguma lógica visual na seção. Se ele não consegue identif icar uma categoria sem ajuda, isso é sinal de que o planograma não está claro", af irma a diretora da Only Merchandising e autora de diversos livros sobre o assunto, Regina Blessa. A especialista defende que um mapa bem-feito das mercadorias nas gôndolas eleva o valor do tíquete médio em 30%.

Segundo o sócio-diretor da POPMarketing, Christopher Montenegro, para a implementação do planograma devem ser considerados fatores como local do ponto de venda, quantidade de espaço na prateleira, comportamento de compra e participação nas vendas das diferentes marcas apresentadas. "O planograma pode ser feito em toda a extensão da loja, considerando- se a movimentação dos consumidores entre os corredores. Independentemente do espaço ocupado, o mapa pode e deve ser feito de forma a orientar a decisão de compra dos consumidores. Em pequenos espaços, há naturalmente um número menor de marcas e produtos, o que aumenta a necessidade de uma exposição bemfeita", defende o especialista.

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